quarta-feira, 30 de abril de 2008

Crise dos alimentos é chance para reformar a agricultura mundial, diz "FT"

30/04/2008 - 15h29
Da Redação
Em São Paulo
Em coluna publicada no jornal "Financial Times" desta quarta-feira, o jornalista Martin Wolf afirma que a recente crise dos alimentos pode ser uma chance de recuperar e reformular a agricultura mundial.

O texto na íntegra pode ser lido em português por assinantes do UOL.

Segundo ele, o aumento na renda per capita em alguns países emergentes como China e Índia elevou a demanda por comida, sobretudo carne e rações animais, o que reduziu a oferta de cereais disponíveis para consumo humano.

De outro lado, a produção acelerada de biocombustíveis subsidiados ( com auxilio financeiro do governo) aumentou a procura por milho, canola e outros grãos e óleos comestíveis que poderiam ser utilizados no combate à fome.

Apenas em 2006 e 2007, os biocombustíveis forma responsáveis por quase a metade do aumento do consumo de grandes produtos agrícolas, em grande parte devido ao etanol de milho produzido nos Estados Unidos.

Para responder se os preços dos alimentos permanecerão subindo, o colunista afirma que é sabido que os preços só devem começar a cair quando a oferta conseguir superar a demanda e por outro lado não se pode ser favorável à redução do consumo, já que isso significaria muito mais um fracasso do que uma solução para o problema.

"O aumento dos gastos em pesquisa será essencial, especialmente em condições de cultivo em terra seca. A opção por alimentos geneticamente modificados nos países em desenvolvimento é tão inevitável quanto a dos países de alta renda pela energia nuclear", diz.


UOL